Trâmite Externo

Caso deseje enviar documentos ou processos para outro órgão ou empresa (fornecedores, solicitantes, entre outros) que não possuem acesso ao sistema, é possível realizar um trâmite externo. O 

Nota: O conteúdo pode ser enviado de diferentes formas (correios, e-mail, malote, etc.), o Docflow somente registrará a ação no sistema. A opção só estará disponível quando o          documento estiver concluído.

Como realizar um trâmite externo?

1) Selecione a opção Trâmite Externo, localizada na seção de Posse e Trâmite do menu de ações.

2) O sistema abrirá a seguinte tela:

3) Selecione o modo de envio, o nome da organização externa e o destino externo (destinatário da organização externa).

4) Caso deseje gerar uma guia para impressão do conteúdo físico, selecione a opção Gerar Guia de Tramitação. Na guia, constará algumas informações como Origem, Destino, Data, Hora, e Usuário Gerador.

5) Após preencher as informações, selecione Enviar.

Nota: O modo de envio, organização externa e destino interno são cadastrados pelo administrador do sistema em organização. 

O estado do documento será alterado de Corrente para Tramitado Externamente. Enquanto o documento/processo estiver fora da sua organização, não será possível realizar qualquer ação além de adicionar comentários ou adicionar aos favoritos.

Caso tente aplicar alguma ação diferente das permitidas, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

No documento, o estado será alterado de Corrente para Tramitado Externamente. Ao clicar na opção Histórico, será todo o histórico de estados. 

Como pesquisar um documento com trâmite externo?

Após o trâmite externo do documento, o seu estado será alterado de Corrente para Tramitado Externamente. Dessa forma, o documento não constará mais nas pesquisas padrões, apenas nas pesquisas por Documentos Tramitados Externamente.

1) Na aba Documentos, selecione Pesquisar.

2) O sistema abrirá a tela de pesquisa de documentos.

3) Na área de filtros, selecione Estados > Tramitado externamente.

4) Selecione Pesquisar e o sistema listará todos os documentos que estão em trâmite externo e que você possua permissão para visualizar.

Como receber um trâmite externo?

Se houver a necessidade de registrar a devolução de um documento ou processo, viabilizando a realização de ações adicionais, é possível receber o trâmite externo. Para isso, somente o usuário que gerou o trâmite poderá recebê-lo.

1) Selecione a opção Receber Trâmite Externo, localizada na seção de Posse e Trâmite do menu de ações.

2) Logo em seguida, o sistema exibirá a confirmação do recebimento.

Atenção

Outra forma de receber um trâmite externo é quando a sua unidade está configurada como “Colaboração Ativa”. Dessa forma, os usuários que estiverem com perfil de “Responsável pela Tramitação” na unidade podem resgatar o documento/processo para suas posses, conseguindo fazer o recebimento do trâmite externo. O acesso às ações do documento/processo será restrita ao novo detentor do documento.