Como Protocolar um Documento?

Nesta funcionalidade você pode inserir documentos de origem externa ao Sistema. Por exemplo, documentos originados de outras organizações ou instituições. Deve-se digitalizar o documento para tramitá-lo nos fluxos de trabalho organizados pelo Sistema.

1) Para protocolar um documento, selecione a opção Novo do menu Protocolo, na aba principal.

2) O sistema abrirá a tela de Protocolo. Preencha os campos conforme as orientações a seguir:

1. Na opção Tipo, selecione Documento.

2. Informe o ano de exercício do processo. 

3. Informe o número do protocolo do documento.

4. Informe o número do documento.

 5. Informe o(s) interessado(s).

6. No campo Assunto, informe os assuntos de que se trata o documento.

7. Na opção Tipo de documento, selecione o tipo de documento que está sendo protocolado.

8. Na opção Modo de Recebimento, indique como foi recebido o processo que está sendo protocolado, por exemplo: correio, malote.

9. Informe o Destino, ou seja, a unidade que receberá o documento.

10. Informe o Destinatário, o usuário da unidade que receberá o documento.

11. Na opção Procedência, informe a organização externa de onde o documento foi criado.

12. Informe o Remetente, isto é, a pessoa que enviou o documento.

13. Informe a Data do documento. 

14. Caso deseje, adicione observações sobre o processo que está sendo protocolado.

15. Selecione o Arquivo do processo.

Importante: 

  • Somente arquivos com extensão PDF serão aceitos.
  • Este campo pode ser configurado pelo Administrador do Docflow em sua organização para ser de preenchimento obrigatório. Se for obrigatório, o protocolo de documento não poderá ser salvo sem o arquivo anexado e o campo aparecerá com um asterisco.
  • Este campo também pode ser configurado pelo Administrador do Docflow em sua organização para ser permitido inserir mais de um anexo no protocolo de documento. Após o salvamento do protocolo de documento, os documentos (arquivos) serão unificados e, se for necessário remover um dos arquivos, todos serão removidos.
  • Enquanto o protocolo não for concluído, o arquivo pode ser trocado ou removido através da ação Editar Dados.

16. Caso haja necessidade, selecione essas opções para restringir por usuário ou unidade.

17. Caso o processo possua Prazo de validade, selecione a opção e informe o prazo.

18. Informe a quantidade de Páginas do documento. Quando este campo não for preenchido pelo usuário, o Docflow o preencherá de forma automática com a quantidade real de páginas do documento anexado.

19. Defina o grau de Sigilo que o processo deve ter.

20. Esse campo permite que você informe qual a Classificação do documento de acordo com a tabela de temporalidade definida pela sua organização. A organização pode optar por utilizar a tabela do CONARQ ou criar sua própria tabela.

21. Após o preenchimento de todos os campos, clique em Salvar.

Destino Interno

O Docflow permite que o administrador do sistema em sua organização habilite o campo Destinos Internos no protocolo de documentos. Os destinatários internos são os demais usuários do sistema que receberão cópias do protocolo. Ao concluir o protocolo de documento, o sistema se encarregará de tramitar automaticamente o protocolo de documento para o destino interno informado.

  1. Selecione a organização do destinatário interno.
  2. Selecione a unidade do destinatário
  3. Identifique o usuário que receberá o documento.
  4. Selecione essa opção para notificar o destinatário do envio e/ou recebimento do documento.
  5. Após selecionar o usuário, clique em Adicionar. O destinatário será adicionado á lista.
  6. Selecione essa opção caso deseje remover o destinatário da lista.
  7. Selecione essa opção caso deseje editar o registro da lista.

Importante: 

  • Caso sejam selecionados mais de um destino interno, ao concluir o protocolo de documento, o sistema solicitará a escolha de um Destinatário Original – um usuário que receberá o documento e terá ações sobre ele. Os demais usuários receberão o mesmo documento apenas para conhecimento, permitindo apenas a leitura do conteúdo, sem a capacidade de realizar ações sobre o documento.

Após salvar o protocolo de documento, o sistema abrirá a tela de consulta do protocolo, constando seus dados e ações possíveis.

Para ver sobre protocolo de processo, clique aqui