Como vincular um documento ao processo?
Um processo é formado no mínimo por um documento. Enquanto o processo estiver na fase corrente, novos documentos podem ser atribuídos a este processo e assim fazerem parte da cronologia do mesmo. Iremos tratar neste tópico o cenário em que o processo já está criado e o documento também, e precisamos vincular este documento no processo.
Importante:
- O documento pode estar na fase minuta ou concluído.
- O usuário deve ser detentor do documento e do processo que deseja vincular.
- O usuário deve ter permissão para vincular documentos ao processo, configurada pelo administrador da ferramenta em sua organização.
A vinculação de documentos e processos já existentes pode ser feita por dois caminhos: através do documento e através do processo.
Através do documento
Na tela de consulta do documento, a ação para realizar a vinculação é Vincular Processo, conforme indicado na figura abaixo. Neste tópico, trataremos da vinculação através do processo. Caso esteja com um documento aberto e deseje vinculá-lo a um processo existente, clique aqui.

Através do processo
1) Com o processo aberto, selecione a ação Documento(s).

2) O sistema abrirá uma tela de pesquisa de documentos. Caso deseje filtrar as informações, informe o número do protocolo, o número do processo ou interessado. Também é possível expandir as opções de busca, conforme indicado na figura abaixo.

3) Para listar todos os processos, clique no botão Pesquisar sem preencher as opções de filtro.
4) Para vincular o documento desejado, clique no ícone adicionar, conforme mostra a figura abaixo.

Atenção
Um documento pode ser vinculado somente a um único processo.
Após a vinculação, o trâmite do documento será feito apenas através do processo. Se você tentar tramitar apenas o documento, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Desvinculando o documento do processo
Para desvincular o documento do processo, vá à página do processo, na seção Documento(s) e selecione o ícone como mostrado na figura a seguir:
