Como assinar a minuta com certificado digital?

O certificado digital, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso. 

A certificação digital permite fazer transações de forma virtual, assinatura de documentos, operações bancárias, etc., sem a presença física do interessado. 

Os certificados contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros, conforme especificado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.

No Docflow, além de poder assinar documentos pelo próprio sistema, ainda é possível assinar documentos utilizando seu certificado digital. 

Atenção

Será necessário que seu usuário no sistema tenha permissão para assinar digitalmente. Caso esteja habilitado, será necessário realizar a instalação da extensão do Web PKI. 

Para ver mais sobre a instalação do Web PKI, clique aqui

Assinatura

1) Selecione a opção Assinar (Certificado Digital), localizada na seção de Assinatura e Conclusão do menu de ações.

2) O sistema abrirá a página de Assinatura Digital. Selecione o Padrão de Assinatura, digite a senha do certificado digital e selecione o ícone como indicado na figura abaixo:

3) Um alerta de segurança do Web PKI será exibido. Selecione Permitir.

4) O sistema exibirá uma mensagem “Documento assinado com sucesso!”, bem como as informações do usuário assinante e da autoridade certificadora.

5) Após a assinatura digital do documento, será gerado o protocolo de assinatura e adicionado à última página do documento. No protocolo, constará um código de verificação para comprovação da autenticidade do documento assinado digitalmente. Essa página do protocolo adicional é personalizada pelo administrador do sistema em sua organização, para que ela seja incluída ou não.

6) Em todas as páginas do documento, será exibida a mensagem que o documento foi assinado digitalmente. A mesma é personalizada pelo administrador do sistema em sua organização. E constará também o endereço e o código de verificação para comprovação da autenticidade da assinatura.

7) Outra forma de identificar um documento que foi assinado digitalmente é através do ícone, como indicado na figura a seguir. Ao clicar sobre o mesmo, o sistema exibirá os detalhes do Certificado Digital. 

Pontos importantes

1) O CPF do certificado digital deve ser igual ao CPF que consta em seu cadastro no sistema. Caso haja divergência, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

2) Não será possível concluir a assinatura com o seu certificado digital caso o prazo de validade do certificado tenha expirado. Sendo assim, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

3) Após a assinatura de um documento com certificado digital, não será possível reverter um documento para minuta. Sendo assim, o sistema exibirá a seguinte mensagem: